Carne de Soja com Cenoura e Molho de Laranja (vegana)

08/04/2014 00:03

Carne de Soja com Cenoura e Molho de Laranja (vegana)



1/3 de colher (chá) de molho de pimenta
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de azeite
1/3 de sachê de tempero para legumes
1 xícara de PTS em lascas ou em bifes (nesse caso, corte em pedaços menores)
1 cenoura grande cortada em tirinhas bem fininhas
Raspas de laranja (1/3 da laranja)
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 cm de gengibre em tiras fininhas
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (sobremesa) de melado
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Cebolinha para decorar


Preparo



Hidrate a proteína de soja em água fervente por 5 minutos, lave-a depois em água fria umas duas vezes para sair o cheiro forte que algumas têm e esprema tirando toda a água. Em uma refratário, coloque 1 colher de shoyu, o sal, o temperinho em pó, o azeite, o molho de pimenta, a farinha de trigo, misture bem e coloque a proteína de soja. Misture tudo até que ela esteja bem "envolvida". Reserve.

Em uma frigideira antiaderente grande, ou uma Wok, coloque umas 3-4 colheres de sopa de óleo e deixe esquentar bem. Coloque as tirinhas de cenoura e deixe fritar por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a cenoura e deixe-a escorrendo em papel toalha (depois dessa etapa eu já achei que sobrou muito óleo no fundo da wok e joguei fora um pouco deixando ela só "lambuzadinha" de óleo).

Na mesma panela, coloque o alho picadinho, o gengibre em tirinhas e por fim as raspas de laranja, deixe dourar, acrescente então a carne de soja já temperada que estava reservada, mexendo bem para misturar, acrescente as 2 colheres de shoyu restantes e o suco da laranja, e umas 3 colheres de água. Misture tudo até que forme um caldinho grosso envolvendo toda a carne de soja. Acrescente as cenouras e a cebolinha. Sirva com arroz e salada de rúcula-baby.

Rendimento: 3 porções