Carnes Vegetais

07/04/2014 14:57

P.V.T (Proteína de Soja Texturizada)

A proteína vegetal texturizada (P.V.T.), conhecida também como “carne de soja”, pode ser encontrada em supermercados tanto na forma de grânulos miúdos (que imitam a carne moída) como na de grânulos graúdos (que imitam a carne picada). Resulta de uma composição de farinha de soja com água, através de um processo de “texturização”, e pode ser utilizada no preparo de diversos pratos, como: hamburguer, kibes, salsicha, patês, molhos e recheios diversos, strogonoff, entre outros.

 

Propriedades da soja

 

Possui agentes anticancerígenos, antivirais e anticolesterol (possui óleo de fácil digestão e ótima qualidade). Já foi comprovado que, nos países asiáticos, onde o consumo da mesma é bem alto, a incidência de câncer nos ovários e de doenças cardiovasculares é menor que em países do Ocidente.

 

Segundo o dr. Márcio Bontempo, médico naturalista, meio quilo de soja equivale, em matérias nutritivas, a um quilo de carne, trinta ovos ou seis litros de leite.

 

O Glúten

 

O glúten é formado pela mistura de proteínas presentes na farinha de trigo que contém, assim como a P.V.T., duas vezes mais proteínas do que a carne animal, sendo bem mais nutritiva e saudável do que aquela, e, sobretudo, desprovida das toxinas que caracterizam a outra.

 

Através do preparo básico do glúten pode-se fazer bifes (que podem ser utilizados para vários pratos, como bife à milanesa, à parmegiana, bife acebolado, etc) ou pode ser fatiado e utilizado para fazer pratos como lagarto, ao molho madeira, ao vinagrete (com o qual fazemos o sanduíche conhecido como “bauru”) entre outros. É um prato saboroso, saudável e extremamente versátil, e que pode ser adquirido pronto e congelado em nosso entreposto.